RSS

Um coelho é o animal certo para você?

 
Um coelho é o animal certo para você?
Antes de pensar em comprar um coelho (e ainda mais antes de o comprar mesmo) é esta a pergunta que deve fazer a si próprio.

Os coelhos são fofos, peludos, parecem pelucias e são animais pequenos e não barulhentos, mas isto não é razão suficiente para ter um, pois apesar de serem ótimas companhias eles requerem muito tempo e trabalho (a nível diário). A nível de tempo/tarefas, fica uma pequena lista do “a fazer” diário.
- limpar comedouros e bebedouros
- limpar gaiola
- trocar litter do WC
- exercitar o seu coelho
- providenciar feno, água, ração e legumes frescos
- brincar com o coelho
- total de pelo menos 2h diárias

Se acha que está com uma grande vontade de comprar um coelho, é tempo de fazer outras perguntas a si próprio. O que é que acontece se não as fizer e comprar um coelho porque acha que quer um? Uma coisa comum é que ao fim de poucos meses os coelhos acabam em abrigos ou abandonados em matas ou jardins. Se acha que não tem tempo nem paciência de ler isto, então mais vale começar a pensar em comprar outro tipo de animal (ou melhor, nenhum).

Pergunta 1: Porque quero um coelho?
Se as suas razões se prendem com o aspecto físico, porque acha que é giro ter um coelho, porque quer fazer criação e ganhar pilhas de dinheiro, então um coelho NÃO é para si. Razões plausíveis incluem querer um animal de estimação com personalidade forte e/ou juntar-se ao mundo dos criadores que lutam por melhorar a raça (logicamente que o facto de serem animais giros e que não fazem barulho também se pode incluir, mas não podem ser a única razão). A razão muitas vezes apresentada de “o meu filho quer um e eu quero dar-lhe para lhe incutir sentido de responsabilidade fazendo-o cuidar dele” também não é válida por si só.

Pergunta 2: Quanto tempo tenho disponível para ele?
Se está a passar por uma fase de mudança na sua vida (casamentos, divórcios, novo bebé em casa), se anda a fazer horas extraordinárias no trabalho e não tem ninguém em casa que possa tratar do coelho, talvez devesse adiar a decisão até a sua vida estar estável. O facto de levar um novo animal para casa já é destabilizador o suficiente para ser adicionado a outras situações possivelmente stressantes.

Pergunta 3: Posso albergar o coelho em casa?
Um coelho precisa de correr para se exercitar, precisando para isso de espaço. Quer seja em casa, quer seja na rua (tendo em atenção possíveis plantas tóxicas e temperaturas extremas que podem matar o seu coelho em menos de nada), o seu coelho precisa de ter espaço próprio. Tem de decidir que lhe vai arranjar uma gaiola, uma cerca ou se o vai deixar andar à vontade pela casa. Alem disso tem de ter a certeza que o sítio onde mora permite por lei a existência de animais de estimação (extremamente importante em condomínios). Além disso os coelhos gostam de roer tudo, incluindo fios eléctricos, pelo que não podem estar ao seu alcance (senão corre dois riscos: ficar sem o aparelho e ficar sem o coelho).

Pergunta 4: Os meus filhos conseguem assumir a responsabilidade?
Crianças e coelhos podem ser óptimos companheiros, mas para isso precisam de ter o acompanhamento de um adulto e idade suficiente para entender tudo o que envolve cuidar do coelho, desde a maneira de pegar nele ao facto de eles poderem morder e arranhar. Garanta que tem tempo de supervisionar os seus filhos e de os educar, já que as crianças não podem aprender sozinhas.
 
Pergunta 5: Como é que os meus outros animais se vão dar com o coelho?
Os coelhos podem dar-se bem com diversos animais. Contudo, um animal que considera a casa como sua pode não levar a bem que um estranho esteja subitamente a tomar conta da casa. Também existem animais potencialmente perigosos para coelhos, como os porquinhos da índia, que são portadores de doenças fatais para coelhos.

Pergunta 6: Tenho possibilidades económicas de sustentar um coelho?
Apesar do que possa parecer, um coelho não é um animal de baixo custo de manutenção. Dependendo de muitos factores, só os custos iniciais podem chegar a centenas de euros (mas pelo menos a 100 chegam com a maior das facilidades), sem contar com consultas veterinárias, vacinações, desparasitações, ração e feno após os primeiros sacos acabarem...

Pergunta 7: Estou disposto a alterar o meu estilo de vida?
Um coelho dá trabalho, e isso implica alterações das suas rotinas diárias e sazonais. Não só existe o factor do trabalho diário como tem de pensar o que fazer com o coelho quando quer viajar. As férias são um grande problema para a maioria dos animais, altura em que a maioria é abandonada. E dado que um coelho pode viver até 10 anos, está-se a comprometer com a possibilidade de ele vir a viver todos esses anos.

0 comentários:

Postar um comentário