RSS

Dicas na criação de coelhos!




1. Alimentação:
Coelhos são animais Herbívoros, portanto devem ser alimentados com considerável quantidade de alimentos fibrosos, isto é folhas, legumes, frutas e também hoje temos no mercado pet, rações a disposição. Sempre ofereça alimentos frescos e retire as sobras, para evitar que apodreçam e atraia bichos ou até gere ao animal distúrbios gástricos.
Para a hidratação, é muito importante manter água filtrada à vontade. Recomenda-se para coelhos uso de bebedouros automáticos com bico, além de evitar que o animal acabe derrubando a tigela, impede também que o animal fique molhado, o que não é desejável, já que a umidade nos pelos, pode levar a dermatites fúngicas
Para mais dicas sobre alimentação de coelhos clique aqui.
2. Saúde:
Ainda não existe no Brasil vacinas obrigatórias ou específicas para coelhos e mini-coelhos domésticos, mas cuidados de higiene são fundamentais para manter a saúde do animal.
A higiêne do local onde o animal vive é muito importante, mesmo que o seu animal viva em gaiolas ou fique solto pela casa é fundamental retirar os restos de comida, para evitar que fermente e apodreça, pois além de atrais bichos, pode causar alterações gastro-intestinais como diarréia.
Se o seu animal tem acesso a área extrena, cuidado com o excesso de sol, pois pode levar a insolação e consequente desidratação. Excesso de vento também favorece o aparecimento de gripes e outras alterações respiratórias. O ambiente em que seu animal vive deve ter um local onde o animal possa se proteger do sol e do frio, mas deve também, permitir o acesso do animal ao sol.
O piso em que o animal fica também é muito importante. Como coelhos não tem coxins (almofadinhas nas patas), o piso duro e áspero pode ser abrasivo e o contato constante pode provocar as conhecidas pododermatites, que são inflamações e lesões nas patinhas. Por isso é importante que o animal tenha acesso a gramado ou se você vive em apartamentos, um piso liso como mármore e cerãmica ajudam.
Não há necessidade de dar banhos em coelhos, a não ser por recomendação médica.
Observe as fezes e urina, é importante saber queas fezes devem ser redondas e durinhas e a urina normal de coelhos pode ser amarela, laranja ou até vermelha. E se o seu animalzinho apresentar alguma alteração de comportamento, procure imediatamente o veterinário.
Para te auxiliar na identificação de alterações de comportamento veja o post COMO ENTENDER SEU COELHO!
3. Usando o banheiro:
A urina de coelhos é muito forte devido a grande quantidade de amônia, se você não mantém a caixa sanitária limpa, o cheiro que se desprende pode irritar vias respiratórias. Uma boa opção para minimizar o cheiro é forra a bandeja sanitária com feno ou serragem, ou até granulados sanitários encontrados em petshops.
Assim que você perceber que o coelho urinou ou defecou, faça a limpeza da caixa. Não precisa trocar todo o substrato da caixa, pois manter um pouco do cheiro ajuda no treinamento do animal, que vai entender que é ali que deve fazer suas necessidades. Mas pelo menos 1x na semana troque todo o substrato e lave a caixa, para manter uma boa higienização local.
Na maioria das vezes o animal aprende sozinho a fazer suas necessidades no local correto, mas pros coelhinhos mais arteiros, você pode treiná-lo.
As técnicas não são muito diferentes das usadas em cães e gatos. Quando ele urinar ou defecar fora do lugar correto, limpe com um pedaço de papel e coloque o papel dentro da bandeja sanitária. E sempre que ele se alimentar ou beber agua, coloque-o na bandeja sanitária, para que ele sinta o cheiro da urina ou fezes. E sempre que acertar, parabenize o coelho, faça festa e carinho!
Dica: Vinagre ajuda a eliminar o cheiro de urina e fezes e pode ser usado pra passar no local onde ele fez errado.
4. brincadeiras e passatempos:
Coelhos também adoram brincadeiras e é muito importante manter atividades com seu coelhinho, pois estimulama mente e o exercício físico, evita problemas de estresse que podem ocorrer em animais que ficam muito tempo sozinhos e entediados.
Brinquedos de plástico devem ser evitados, pois eles podem roer, destruir e ingerir,podendo causar diarréia e outros problemas. Coelhos gostam de brinquedos que fazem barulho, então bolas com guizo, chaves (que imitam um chocalho) e latas (sem pontas cortantes) são boas opções de brinquedos. Caixas de papelão e blocos de madeira também são interessantes, pois eles roem e isso ajuda também no desgaste dos dentes.
Não é recomendado que o animal fique preso o dia todo em gaiolas, mesmo que coloque brinquedos dentro. É muito importante o exercício, mas também recomenda-se que não deixe o animal o tempo todo solto sem supervisão de um adulto, pois eles podem roer fios ou outros objetos que apresentam perigo ao animal.



0 comentários:

Postar um comentário